Em Foco

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse ontem que orientará o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e outros órgãos ambientais a não aprovar a liberação do diesel para carros de passeio. A proposta, embora não oficializada, vem sendo estudada pela equipe do ministro das Minas e Energia, Edison Lobão.

"Acho péssima a ideia de liberar o diesel para os carros. No país da biomassa, do etanol, do biocombustível, vai botar carro movido a diesel?", questionou Minc. "Esta é uma ideia de um ministério e que será discutida com outros ministérios. Minha orientação é não aprovar esta solução", enfatizou.

O embate sobre o uso do diesel em carros de passeio é mais uma divergência entre os ministros de Minas e Energias e do Meio Ambiente. Em junho, Lobão afirmou, sem mencionar Minc, que o país vinha sendo obstruído por dificuldades criadas por autoridades do meio ambiente, citando "embaraços para a construção" de hidrelétricas devido a "interpretações excessivas" das leis ambientais. Minc rebateu dizendo que "80% dos entraves são de questões indígenas, de licença estadual e de Ministério Público".

Carlos Minc afirma que o teor de poluição do diesel já caiu de 500 partes de enxofre por milhão para 50.

Veja mais